O capital social é o valor investido por cada um dos sócios para começar um negócio – seja em dinheiro, bens materiais ou bens imateriais.
Financeiramente falando:
Quando alguém decide começar uma empresa, o valor indicado como capital social é aquele que vai ser utilizado para manter o negócio funcionando enquanto ele ainda não gera lucro (aluguel, despesas, equipamentos).
Esse valor pode ser em:
Sob o ponto de vista social:
A partir do valor investido por cada pessoa, também são definidas as regras quanto ao poder de ação de cada sócio, a participação nos resultados da empresa e o limite de responsabilidade de cada um.
Sob o ponto de vista de limitação de responsabilidade:
A quantia que cada pessoa investe no negócio também define o limite de responsabilidade de cada um caso a empresa contraia dívidas. Quanto maior a participação, maior a responsabilidade – e vice-versa.
Se uma pessoa é responsável por 70% do capital social de uma empresa, por exemplo, ela vai responder por 70% dos débitos com credores.
LEMBRE-SE: O valor que corresponderá ao capital social não deve ser escolhido de forma aleatória, mas sim refletir a realidade da empresa.